A imortalidade existe na natureza

domingo, 9 de maio de 2010

 Nascer, viver e morrer - eis o ciclo da vida. Pelo menos ate agora. Mas, cientistas já dizem que daqui a 50 anos não existira mais definição para a expectativa de vida, ententa como eles pretendem acabar com este ciclo e fazer com que nos tornemos verdadeiros highlanders.
 
A imortalidade existe na natureza, sim ela existe. É o caso da água viva Turritopsis Nutricula que simplesmente não consegue morrer de causas naturais. Como outras águas vivas esta highlander aquatica passa por duas fases: a fase de pólipo, ou fase imatura, e a fase medusa, na qual pode se reproduzir de forma assexuada. Dessa forma a água viva consegue se transformar de volta, da fase medusa para a fase pólipo, voltando ao seu estado imaturo. É uma verdadeira e necessaria mágica evolutiva. Parecida com a do Sebates aleutianus, um peixe do Pacífico conhecido como rockfish, e de duas espécies de tartaruga, a Emydoidea blandingii e a Chrysemys picta (ambas da América do Norte). Esse segundo grupo tem o que a ciência chama de "envelhecimento desprezível". Suas células ficam sempre jovens, por motivos que a ciência ainda quer descobrir.
.
Nos humanos não podemos desfrutar desta propriedades magicas, ao longo do tempo, nosso corpo vai se deteriorando. Perdemos os melanócitos que dão cor aos cabelos, o colágeno da pele, a cartilagem dos ossos, e ficamos grisalhos, enrugados e com dores nas juntas. Nossas células e órgãos vão deixando de cumprir funções cruciais para o corpo. Até que tudo isso culmina numa pane geral, e bye bye.
.
A humanidade já tentou de todos os modos reverter ou adiar este ciclo da vida. Desde mumificação, no Egito antigo, a injeções feitas a partir de testículos de animais, na França do século 19. Mas agora este sonho da humanidade vai ganhando seus contornos, por causa dessas águas vivas tidas como verdadeiras fênix aquaticas, cientistas acreditam que também podemos ser imortais. As propostas deles se dividem em duas linhas: remédios (feitos para aprimorar nossa defesa contra a morte) - e inovações tecnológicas (que nos tornarão quase robôs).
.
Enquanto somos jovens nosso corpo cumpre bem suas funções, acontece que com o passar dos anos nosso corpo vai perdendo a eficacia, as células param de se reproduzir e o corpo vai sofrendo uma deteriozação. Para que possamos viver para sempre, nosso corpo não pode parar. Esta ideia de imortalidade já é antiga e sempre foi observada como o que chamamos de fringe science - algo que tem mais de especulações e teorias do que de fatos. Mas agoram começam a ser vistas com seriedade. Tanto que acabaram de levar um premio Nobel.
.
Em outubro de 2009 três pesquisadores americanos ganharam o Prêmio Nobel de Medicina e US$ 466 mil, cada um, por terem começado a decifrar por que nossas células envelhecem. A chave está numa palavra: telômeros."O processo de envelhecimento é complexo e depende de vários fatores. Os telômeros são um deles", declarou a Fundação Nobel, ao anunciar o prêmio.
.
Os telômeros são os fragmentos da ponta dos nossos cromossomos, como tampinhas que os protegem. Quando uma célula se divide, essa tampinha tende a ficar menor - e a célula, a se deteriorar. O processo, repetido a cada divisão celular, faz com que ela envelheça. Ou melhor: que você envelheça. Mas foi observado que em células cancerosas isso não acontece:  os cromossomos se dividem mas os telômeros não sofrem danos. Por quê? Graças a uma enzima que estimula a construção do telômero, a telomerase. Segundo os vencedores do Nobel, a telomerase trabalha mais nas células cancerosas do que em outras, e as protege. Basicamente, é essa enzima que torna o câncer tão poderoso.
.
Apesar de o premio ser recentemente entregue essa descoberta é dos anos 80. E fez os cientistas pensar que a telomerase poderia prolongar nossa vida deixando células saudáveis tão resistentes quanto as cancerígenas. A pesquisadora Maria Blasco, do Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas da Espanha, testou a hipótese com ratinhos. No seu estudo, ratos com mais telomerase nas células viveram até 50% mais do que os outros. Mas apresentaram mais tumores - acabavam morrendo de câncer. Em 2008, a equipe de Blasco conseguiu controlar a difusão das células cancerígenas, o que abriu espaço para a possibilidade de estudos com humanos. "Se pensarmos num aumento semelhante de expectativa de vida para pessoas, isso significaria morrer entre os 115 e os 120 anos", diz a pesquisadora.
.
Beleza. Mas calma lá: por que só até 120 anos, e não por toda a eternidade? É que, como o pessoal do Nobel disse, o envelhecimento é complexo. A telomerase ajudaria a aniquilar uma causa desse processo. Mas precisaríamos de armas diferentes para combater outras ameaças.
Para chegar à imortalidade de fato, precisaremos é de um serviço completo, que ofereça todo tipo de reparo de que nosso corpo necessita.
.
A telomerase ajudaria a células a não se deteriorar, mas e se elas já estiverem em deterioradas? Aí teriamos que partir para outra opção. Que segundo o geneticista britânico Aubrey de Grey, da Universidade de Cambridge, seriam as células-tronco. Injetadas periodicamente em nosso corpo, elas poderiam assumir o papel das células mortas e daquelas danificadas pelo processo natural de divisão celular. Como as células-tronco têm a capacidade de formar novos tecidos e órgãos, elas funcionariam como um remedinho, tomado de tempos em tempos no consultório do médico, para evitar e aniquilar doenças. Resultado: teríamos órgãos jovens para sempre.
.
Não é algo tão distante da realidade. Células-tronco já são usadas na pesquisa de tratamento para doenças como diabetes e esclerose múltipla. O próprio Brasil tem bons resultados. No Centro de Terapia Celular, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o pâncreas dos voluntários ao tratamento para diabetes voltou a fabricar insulina. E os pacientes deixaram de depender de injeções diárias.
<a href="http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&from=&vid=c655349a-0954-4e10-83a9-4c615c27c467" target="_new" title="Cachorro enlouquece com a comida">Vídeo: Cachorro enlouquece com a comida</a>
<a href="http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&from=&vid=c655349a-0954-4e10-83a9-4c615c27c467" target="_new" title="Cachorro enlouquece com a comida">Vídeo: Cachorro enlouquece com a comida</a>

2 comentários:

hsuahsuah disse...

Mas se realmente existir uma forma de ser imortal, não seria anti-ético ?
A população aumentaria em uma grande escala, isso se tornaria um transtorno.
Eu creio que se ouver a imortalidade,muitos irão contra, a igreja catolica principalmente.
Se já esta dificil trabalhar com as celulas tronco imagina com a imortalidade!

Magno disse...

isso é verdade
o mundo vai encher tanto
que nao vai sobrar espaço nem
pra uma se quer formiga.

Postar um comentário